Não há dúvidas que o ebook é um material da moda, vemos opções para abaixar um ebook grátis no final de muitos posts de blog e sites institucionais.

Tanto grandes quanto pequenas empresas usam esse material nas suas estratégias de marketing de digital, mas será que vale a pena?

Para te ajudar a decidir, segue um texto explicando o que é o ebook e as suas principais vantagens, também de bônus coloquei algumas dicas se quiser fazer o seu.

Mas o que é ebook?

O ebook ou livro digital é a abreviação de electronic book, que é o nome usado em obras criadas para serem lidas em equipamentos eletrônicos como smartphones, computadores e tablets, um livro digitalizado, por exemplo, não é considerado um ebook.

Por isso a resposta para o que é um ebook está nas suas características como:

Leitura adaptada

A tela de um notebook é diferente da de um smartphone certo?

Sendo assim o ebook deve se adequar para a maioria dos formatos eletrônicos, facilitando a vida do leitor.

Linguagem simples

Se você escolheu ler um ebook pelo celular provavelmente fez isso para aproveitar um tempo ocioso, no ônibus a caminho do trabalho, na sala de espera do consultório médico ou na fila do banco.

Por essa razão o ideal é que o ebook seja escrito em uma linguagem coloquial e direta, com parágrafos curtos, sem palavras difíceis ou termos muito técnicos, para deixar a leitura mais dinâmica e fluída.

Mas é lógico que isso também depende do tema do livro digital e do público.

Interatividade

Embora não tenha em todos os ebooks, mas é uma qualidade deste material é a sua interatividade.

Um sumário interativo, por exemplo, permite que você vá direto para tópico que deseja. Outra possibilidade é usar palavras-chave para buscar os conteúdos, sem ter que ficar folheando as páginas.

Ainda, você consegue incluir anotações e marcações direto no documento sem precisar de uma caneta e acessar links externos se estiver com acesso à internet.

Por que usar o ebook na sua estratégia de marketing?

Seguem as 5 principais vantagens que o ebook vão trazer para você.

1.    Menor Custo

Como um ebook não tem custos como impressão, estoque e entrega o valor para produção é bem menor quando comparado a um livro impresso.

Por isso mesmo pequenos empreendedores conseguem fazer um material atrativo para o seu público sem comprometer o seu orçamento.

2.    Alcance ilimitado

Um lote de publicação tem um número X de livros, já um ebook após disponibilizado pode ser baixado quantas vezes você permitir, o que aumenta muito mais a sua abrangência.

3.    Aumentar os potenciais clientes

Os ebooks são muito utilizados nas estratégias iniciais de Marketing de Conteúdo, quando o cliente ainda está conhecendo o seu negócio ou serviço.

Na prática, você oferece um material enriquecedor para um visitante do seu site em troca de um simples e-mail, se ele aceita, já temos aí um cliente potencial.

Então você pode estreitar essa parceria o nutrindo com mais materiais ricos e comercializar na hora certa.

 4.    Criar autoridade

Se você tem um livro escrito sobre determinado assunto, subintendesse que você tem muito conhecimento sobre ele.

Esse é um dos motivos que vemos muitos especialistas como nutricionistas disponibilizando ebooks de receitas, dicas de pratos, pois eles funcionam com uma prova da sua expertise para audiência.

5.    Comercialização 

Pela facilidade de distribuição, os ebooks acabam sendo mais simples de comercializar já que você não precisa do aval de uma editora para vendê-lo.

Também pelo custo de produção menor dá para comercializar com um valor acessível, aumentando as possibilidades de vendas.

Ainda você pode usar o ebook para divulgar os seus produtos, por exemplo, se você tem uma empresa de roupas e faz um livro digital com as melhores dicas de combinações de 2021, quando for citar uma peça que tenha no seu estoque você coloca o link do seu e-commerce.

Bônus: Dicas para escrever um ebook de sucesso

Agora se o ebook te atraiu, seguem alguns conselhos para conseguir resultados com ele.

O título é a chave

Se para um artigo para blog o título já é importante, imagina para um ebook. Então invista tempo pensando em uma frase que desperte o interesse do seu público instantaneamente.

Isso porque dificilmente ele vai voltar no seu site só para baixar o conteúdo, por isso não deixa a oportunidade passar, ela pode ser a última.

Cuide da gramática

Para que o ebook funcione além de ter um bom conteúdo ele precisa parecer profissional, por isso, revise o material para evitar ao máximo que algum erro gramatical passe despercebido.

Investir na aparência

Já que você não está preso ao modelo convencional de livro você pode ousar no design, dentro da proposta do seu conteúdo, incluindo imagens, infográficos e planilhas o que vai enriquecer bastante o seu ebook.

Também crie uma capa intrigante que desperte o interesse da sua persona, lembre-se, ela não pode folhear o livro antes de baixar ou comprar, por isso a imagem da capa é essencial.

Estratégia de divulgação

Para que o seu ebook seja um sucesso as pessoas precisam conhece-lo, sendo assim, é importante pensar quais ferramentas você vai usar (Facebook, Instagram, Google Ads...) e já formar uma estratégia bem definida.

Se quiser mais sugestões pode acessar o artigo: Conheça 6 tipos de gatilhos mentais e crie conteúdos persuasivos para o seu negócio.

Então entendeu o que é ebook? Ele é uma boa estratégia para você?

Se sim, entre contato que podemos criar juntos um ebook excelente para o seu negócio.