Dúvidas na hora de viajar? Saiba quando comprar pacotes de viagens!

Quando chega o período de planejar as tão sonhadas férias, uma das perguntas que surgem é: devo comprar pacotes de viagens?

Não é para menos, afinal, somos estimulados por filmes a conhecer os destinos “encantados” que assistimos.

Além disso, sempre ouvimos amigos e familiares que fizeram aquela viagem inesquecível e sonham em voltar algum dia.

Mas será que comprar pacotes de viagens é a melhor escolha para você?

Neste texto você poderá ver quais são as vantagens e desvantagens de comprar pacotes de viagens e avaliar o que mais se adequa aos seus interesses.

Também deixamos de bônus 3 dicas que irão facilitar a sua vida e te garantir a viagem dos sonhos.

Continue a leitura e planeje as suas férias!

Como funcionam os pacotes de viagens?

Antes de começarmos, vamos entender como funcionam os pacotes de viagens.

Os pacotes de viagens são produtos ofertados pelas agências de viagens.

Nestes pacotes já estão inclusos serviços como: passagens aéreas; hotéis; traslado; passeios e seguro viagem.

Os preços variam conforme a quantidade de serviços ofertados e o destino, mas devem incluir pelo menos dois serviços essenciais (transporte e hospedagem).

Quais as vantagens de comprar pacotes de viagens?

Detalhamos duas vantagens dos pacotes de viagens, para você considerar na hora de planejar o seu passeio.

Comodidade

Com um agente de viagens disposto a planejar as suas férias da melhor forma possível, você só precisa sentar no sofá e esperar as cotações.

Esta opção é ótima para quem não tem muito tempo disponível ou não gosta de pesquisar e comparar preços.

Também é uma boa escolha quando você não sabe muito bem para qual lugar deseja viajar, assim o agente de viagens poderá te auxiliar a escolher um pacote de viagens que atenda às suas expectativas.

Além do que, quando você chegar ao destino já está tudo organizado e caso aconteça algum imprevisto você poderá contatar diretamente a agência de viagens na qual fez a compra.

Ainda, as agências de viagens já compram previamente passeios e atrações turísticas, evitando a decepção de chegar lá e não tem mais ingressos ou mudanças de preço.

Segurança

A aquisição de serviços de viagens por conta própria, principalmente para destinos internacionais é bastante arriscada, ficamos sujeitos à cotação do dólar, a legislação local, fuso horário, etc.

Por isso, caso queira um pacote de viagens para um país que você nunca foi e não tem domínio da língua é recomendável que você faça a viagem através de uma agência, para evitar qualquer tipo de problema.

O que é um grande benefício principalmente para os passeios em família, com crianças, pois os agentes de viagem já informam toda a documentação necessária.

Assim, você aproveita tudo sem nenhum stress.

Quais as desvantagens de comprar pacotes de viagens?

Bem como as vantagens, descrevemos duas desvantagens dos pacotes de viagens para você pensar no momento de decidir suas férias.

Pouca flexibilidade

Como as agências de viagens tem parcerias, com hotéis, companhias aéreas e empresas de transporte, acabam limitando as opções destes serviços.

O que pode ser uma desvantagem para quem deseja um determinado produto turístico que não pode ser incluído no pacote.

Também os turistas mais aventureiros podem se sentir limitados pelos horários impostos nos pacotes de viagens, não desfrutando tanto das férias quanto gostariam.

Maior custo

Todo o suporte e atenção dados pelas agências de viagens tem um custo, o que pode deixar o valor do pacote de viagens mais caro do que fazer a viagem por conta própria.

Quando o dinheiro está apertado ou quando a viagem é para um destino já conhecido, talvez a compra de um pacote de viagem não seja a melhor opção.

Porém, você deve ter cuidado e sempre confirmar o preço final para não ser surpreendido com algum tipo de taxa extra quando chegar ao destino, o barato pode sair caro.

Bônus, dicas gerais:

Como prometido, seguem 3 dicas bônus que irão facilitar a sua vida em qualquer tipo de viagem.

Aproveite e leia com atenção!

1.    Conheça o destino

Pode parecer óbvio, mas é fundamental que antes de você escolher o lugar em que vai passar suas férias pesquise o clima; comidas típicas e costumes locais.

Isso porque os preços podem estar baratos em um determinado período do ano, mas o clima não está adequado para passeios.  Como no caso de Machu Picchu que não é recomendado no verão devido às muitas chuvas.

Assim você adequa suas expectativas com a realidade do destino.

2.     Sempre confira os serviços

Seja contratando um pacote de viagens ou planejando a viagem por conta, sempre confira as datas, horários e serviços acordados. 

Erros acontecem e ninguém quer ficar sem hotel porque reservou a data errada.

3.     Nunca se esqueça da segurança

Em viagens internacionais contrate um seguro viagem e tenha em mãos os contatos de atendimento e suporte 24 horas.

Não espere o problema chegar para remediar, se prepare para que a viagem dos sonhos não se torne um pesadelo.

Como podemos observar antes de comprar um pacote de viagens é essencial parar e analisar; O que você deseja da viagem? Qual o melhor destino? Com quem você vai viajar? Qual o orçamento disponível?

Também é importante informar-se sobre o lugar que deseja conhecer, checar os serviços e não deixar de se precaver.

Seguindo esses passos você irá aproveitar muito mais as suas férias!

E se ficou com alguma dúvida ou precisar de uma consultoria para suas próximas viagens, deixe um comentário que iremos te ajudar.